quarta-feira, 18 de abril de 2007

O Computador Reconhece o HD, Mas Não Inicializa

(continuação da série “Socorro! Perdi Tudo”)

Isto pode acontecer simplesmente porque algum arquivo do sistema operacional está corrompido. Neste caso uma reinstalação do sistema pode resolver tudo.
No entanto, devem-se tomar certas precauções. A primeira coisa que recomendo é que não tente corrigir o HD antes de tentar recuperar seus dados.


Como em outras situações já comentadas em artigos anteriores, neste caso também use outro HD para iniciar a máquina e coloque o HD defeituoso como slave.
Se você conseguir enxergar os dados nele, ótimo. É só copiar para o HD master e, se você for esperto, não vai dar mais bobeira e já vai fazer logo um backup em alguma outra mídia.

Depois, pode reinstalar ou até reformatar o HD defeituoso.


Porém, o que acontece muitas vezes é que ao tentar acessar o HD defeituoso, você recebe uma mensagem do tipo “o disco rígido não está formatado; deseja fazê-lo agora?”

Apesar de a situação parecer crítica, pode não ser tão ruim assim.

O que pode ter ocorrido é que o sistema de arquivos (FAT, EXT, NTFS, etc.) ou o MBR estão corrompidos.


O MBR – Master Boot Register ou Registro Mestre de Inicialização mapeia as partições do disco.

O sistema de arquivos mapeia tudo que tem no HD. Sem isto o sistema operacional não consegue acessar nada. É como se ele nem tivesse formatado.

Então tudo o que você tem a fazer é reconstruir o MBR e se necessário corrigir o sistema de arquivos.

A maneira mais fácil de se reconstruir a MBR é utilizando um utilitário do fabricante do HD. Todos eles disponibilizam um Disk Manager que possui várias ferramentas úteis para manutenção o seu disco rígido. Use este utilitário para reconstruir a MBR do seu disco. Na maioria dos casos o problema é corrigido e você volta a ter acesso aos dados.

Para checar a integridade do sistema de arquivos, execute algum utilitário do tipo Scandisk, Chkdsk, fsck (Linux), etc.


Este artigo é parte de uma série em que estamos abordando situações que podem provocar a perda de dados. Caso você ainda não tenha lido os artigos anteriores, navegue pelo Arquivo do Blog aí ao lado e acesse.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal esse blog, está D+, uma mão na roda, parabéns muito bom esse blog.
Abração Lucas

Anônimo disse...

Não apenas este, mas também os demais artigos sobre o assunto me ajudaram bastante.
Se puder, post algo sobre cd / dvd.

Abracos,
Leo Menezes.