O Computador Não Reconhece Mais o HD
(Continuação da série Socorro! Perdi tudo.)
Mais um dia de trabalho! Você liga seu computador e... nada.
Tudo o que você vê na tela é uma mensagem sinistra do tipo “system not found”.
Se você é daqueles que sabe “fuçar” no computador, vai logo ao setup e descobre que o HD não foi detectado pelo BIOS.
Bem, aí vale aquelas providências de praxe. Checar o cabo de força, o cabo flat, reiniciar. O defeito persiste.
Mais algumas tentativas no BIOS executando os comandos para auto-detectar o HD e, quem sabe, até a configuração manual digitando os valores de número de cilindros, cabeças e setores (CHS). Mesmo assim é inútil. O computador não reconhece o disco rígido.
Aí começa a pintar o desespero. Ai, meu Deus! Perdi tudo.
Porque, é claro, você não é diferente da maior parte dos mortais e não tem um backup decente do conteúdo do seu HD. O que fazer agora?
Bem, vamos analisar o que pode ter acontecido com o seu disco rígido?
O disco rígido ou HD como é conhecido por causa do inglês hard disk, tem uma estrutura mecânica e outra lógica. Tanto uma quanto a outra pode ser danificada de forma a causar esta situação em que o sistema básico do computador (BIOS) não consegue mais configurá-lo e torná-lo acessível.
1. O mecanismo.
O desgaste natural do mecanismo que aciona o leitor pode fazer com ele fique imobilizado ou não se posicione corretamente.
Este mecanismo também pode ser danificado em virtude de algum choque. Isto pode ocorrer, por exemplo, durante o transporte ou manuseio do gabinete, se o disco não foi devidamente fixado.
Danos deste tipo realmente tornam o disco inutilizável. Mas, não quer dizer que todos os dados que estavam gravados nele se perderam. Na verdade, eles estão gravados na mídia, só que o mecanismo de leitura não funciona. O único jeito é abrir e reparar o mecanismo. Só que isto não é trabalho para amador e nem pode ser feito em qualquer ambiente. Um disco rígido só pode ser aberto em sala especialmente preparada para isto e o reparo requer conhecimento técnico adequado.
Então, se é extremamente necessário reaver os dados gravados num disco com este tipo de defeito, deve-se procurar uma empresa especializada. Contudo, fique atento! Todo o cuidado é pouco ao manuseá-lo. Qualquer choque um pouco mais forte pode arranhar a superfície magnética dos discos e aí sim, a integridade dos dados pode ficar definitivamente comprometida.
2. A placa lógica.
Outro tipo de dano que pode ocorrer num disco rígido é na sua placa lógica. Geralmente problemas elétricos são os maiores causadores de dano na placa lógica de discos rígidos. Especialmente em redes sem aterramento adequado e sem estabilizador. Uma descarga elétrica ou a oscilação forte de tensão pode queimar algum componente desta placa. E aí o HD não liga.
Neste caso, a solução é simples, desde que se consiga uma placa lógica igual. Se você tem dois HDs defeituosos da mesma marca e modelo – um com um problema mecânico e outro com a placa lógica defeituosa – então, você tem um HD perfeito! Passa a placa lógica do que está com problema mecânico para o outro. Pronto! Você salvou um HD.
Assim como no caso anterior, os dados contidos neste HD devem estar intactos. Após trocar a placa, é só ligar e pronto. De novo, o alerta: cuidado ao manusear.
No entanto, é necessária uma observação aqui. Isto pode não funcionar em alguns modelos de discos, cujos parâmetros de configuração não ficam totalmente armazenados na ROM da placa lógica.
Agora, se o HD danificado não contém dados realmente críticos ou se o proprietário tem backup, então, aconselho a transformá-lo em peso de papel (muito útil) e comprar outro. Vai dar muito menos trabalho e provavelmente vai ficar mais barato, especialmente no primeiro caso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário